Ensino público

IFSul escolhe nesta quinta seu novo reitor

Curto período de campanha marcou o processo eleitoral, disputado entre os professores Flávio Nunes e Janete Otte

Paulo Rossi -

Esta quinta-feira (23) é de eleições em 14 campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Estudantes, professores e técnicos poderão eleger os diretores-gerais e o novo reitor. Neste ano os dois candidatos à reitoria, Flávio Nunes e Janete Otte, tiveram apenas oito dias úteis de campanha, realizando uma maratona de debates que contemplou 13 cidades. O último foi realizado em Pelotas nesta quarta. As urnas, espalhadas por todos os campi, foram abertas às 9h30, com a votação seguindo até as 21h30. Após, se inicia o processo de apuração, com expectativa de que os eleitos sejam conhecidos já na sexta-feira.

Os mais de 20 mil alunos e dois mil servidores devem apresentar um documento de identificação, ou crachá, na hora de escolher seus candidatos. Os votos das três categorias - estudantes, professores e técnicos - têm o mesmo peso, e na soma das três vence o candidato com maior média. 

O período de campanha se encerrou quarta-feira, depois de 15 debates em oito dias. O curto prazo para a campanha foi o maior obstáculo para os dois candidatos, que gostariam de ter tido mais tempo para conhecer os eleitores e suas demandas. “Precisamos dialogar para construir”, afirmou Nunes, pouco antes do último debate, realizado no Campus Pelotas. Ele achou todo o processo muito educacional e renovou suas percepções quando ao poder transformador do ensino público e gratuito. Apesar do cansaço, Janete também contou que o período foi rico em aprendizados. “No final, vence o processo democrático”, opinou ela, que se eleita será a primeira mulher à frente do IFSul, em um mandato que dura quatro anos.

O novo reitor terá para 2017 um orçamento de R$ 387,7 milhões, destinado a todas as despesas dos 14 campi. O valor é quase três vezes maior do que a receita estimada para pequenos municípios da região, como São Lourenço do Sul, cujo orçamento previsto é de pouco mais de R$ 140,6 milhões. Em comparação a Pelotas, equivale a 33,9% do montante aprovado. No entanto, os próximos anos devem ser de cortes para o IFSul, e esse valor tende a diminuir.

Os candidatos
Flávio Luís Barbosa Nunes, 50 anos
Professor, coordenador de microinformática, coordenador de linhas de suporte, chefe de ensino no Campus Passo Fundo, diretor executivo e vice-reitor.
Propostas
1. Respeito ao ser humano - Focando no combate aos preconceitos (gênero, raça, religião e classe)
2. Foco no estudante - Dar condições para que os alunos continuem seus estudos, diminuindo a evasão e a retenção e evitando o desperdício de dinheiro público 
3. Diálogo permanente - Visitar os campi, setores e salas de aula para ouvir a comunidade e buscar atender às expectativas, mantendo um contato permanente. Visa também à desburocratização, uma das queixas recebidas pelo candidato

Janete Otte, 53 anos
Professora, com participação no sindicato dos servidores, na comissão de acidentes do trabalho, coordenadora do curso de Mecânica e vice-reitora em duas gestões
Propostas
1. Defesa dos direitos dos servidores e capacitação de profissionais
2. Ensino Médio integrado - Contra as propostas do governo e mantendo o ensino de qualidade
3. Planejamento de ações e transparência - Divulgação de editais e informativos de livre acesso
4. Humanização - Atenção especial para as mulheres e questões de gênero
5. Integração Reitoria e campi - Criação da Reitoria Itinerante, que visitaria periodicamente as unidades

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quase um século de contribuição Anterior

Quase um século de contribuição

Ataque em Londres foi executado pelo EI Próximo

Ataque em Londres foi executado pelo EI

Deixe seu comentário